Os prazos de construção tradicional dificilmente conseguem acompanhar as necessidades do mercado atual.
Uma construção mais rápida permite acelerar a oferta de habitação, para além de permitir que as entidades possam começar a gerar rendimentos dos seus investimentos mais cedo e obter retornos (ROI) significativamente mais rápido.
A integração da construção modular reduz drasticamente o tempo necessário para concluir um edifício, tornando um projeto significativamente mais rápido.
A estrutura, os elementos interiores e os sistemas MEP são produzidos num ambiente controlado, em fábrica, com alta qualidade e precisão.
Os sistemas MEP (mecânicos, elétricos e hidráulicos) são pré-instalados e inteiramente integrados, permitindo ligações rápidas no local de obra sem a necessidade de instalação durante a construção.
A produção na fábrica e a preparação do local de obra ocorrem ao mesmo tempo, reduzindo significativamente o cronograma.
Os componentes do edifício são produzidos, em fábrica, num ambiente controlado, enquanto as fundações e a preparação do terreno avançam em paralelo.
Este modelo elimina a natureza sequencial da construção tradicional e reduz a duração total do projeto.
Um processo integrado e bem planeado que reduz conflitos e surpresas em obra.
Os projetos são organizados em todas as especialidades (estrutural, arquitetónica, MEP), com potenciais conflitos e desalinhamentos de projeto identificados e resolvidos durante as fases de projeto e fabricação.
Esta coordenação antecipada ajuda a evitar mudanças de última hora, eliminar incoerências e minimizar atrasos normalmente encontrados na construção tradicional.
Por haver um maior controlo sobre todo o processo, a construção modular reduz a dependência de fatores externos.
A produção ocorre num ambiente protegido, evitando atrasos típicos causados por condições climáticas adversas. Os materiais são adquiridos em grandes quantidades e geridos utilizando sistemas just-in-time, garantindo disponibilidade contínua e eliminando falhas na cadeia de fornecimento.
Este modelo simplificado também reduz o tempo de inatividade e evita atrasos inesperados na obra.
Soluções padronizadas que são facilmente adaptáveis aceleram o desenvolvimento do projeto.
Ao utilizar projetos de construção modulares testados previamente, evita-se o tempo normalmente necessário para desenvolver novos projetos de raiz.
Este processo simplificado pode reduzir em semanas as fases de planeamento e fabricação, encurtando significativamente o prazo total de entrega.
Ao encurtar o ciclo de construção, os projetos tornam-se mais eficientes energeticamente, menos desperdício de materiais e menos recursos gastos durante o processo de construção. A construção em fábrica permite uma melhor gestão dos materiais, reduzindo a sobreprodução, o excesso de encomendas e o desperdício que resulta de entregas desfasadas ou de excedentes desnecessários.
A construção tradicional envolve frequentemente envio de materiais durante um período prolongado. Isto resulta num maior consumo de combustível e mais emissões de carbono. Em sistemas modulares, o transporte de materiais é planeado de forma mais eficiente. Isto deve-se ao facto de a maior parte do trabalho ocorrer em instalações fabris, pelo que são necessárias menos viagens, reduzindo as emissões globais de carbono associadas ao transporte de materiais.
Fonte: Modular Building Institute (MBI)
DESCUBRA COMO PODEMOS ACELERAR O SEU PROJETO