Perguntas Frequentes

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A CONSTRUÇÃO MODULAR

O que é a construção modular e em que é que difere da construção tradicional?

A construção modular consiste na criação de secções (módulos) de um edifício numa fábrica, transportando-as depois para o local de construção para montagem. Ao contrário da construção tradicional, que constrói diretamente no local a partir do zero, a construção modular permite que grande parte do trabalho seja concluído fora do local, reduzindo substancialmente o tempo de construção e as perturbações no local da obra. As fundações no local são construídas em paralelo com a produção dos módulos em fábrica, reduzindo ainda mais o tempo de construção, ao permitir que a preparação do local e a produção avancem em simultâneo.

Os edifícios modulares podem ser permanentes ou temporários, dependendo do projeto e da utilização pretendida. Os edifícios modulares permanentes são concebidos com fundações e materiais adequados para uma utilização a longo prazo, muitas vezes indistinguíveis das estruturas de betão tradicionalmente construídas no sul da Europa. Em contraste, os edifícios modulares temporários são concebidos para serem deslocados, utilizando materiais mais leves e fundações temporárias, o que os torna ideais para utilizações também elas temporárias, tais como escritórios em estaleiros de construção ou habitações para situações de emergência.

Embora os edifícios modulares permanentes possam ser deslocados, esse processo é mais complexo e dispendioso do que deslocar uma estrutura especificamente construída para ser móvel. Esta flexibilidade permite que a construção modular se adapte tanto a requisitos temporários como permanentes, oferecendo versatilidade com base nos objetivos do projeto.

Dado que as fundações e a preparação do local podem ser efetuadas em paralelo com a produção dos módulos em fábrica, um edifício modular é, habitualmente, concluído em cerca de metade do tempo da construção tradicional. Dependendo da dimensão do projeto, todo o processo pode demorar apenas alguns meses, com a fase de montagem no local a demorar, normalmente, até quatro semanas.

A preparação do local assegura que o mesmo está pronto para a montagem modular, que é normalmente executada com gruas. Antes de as unidades modulares serem entregues e montadas, são necessários vários preparativos no local da obra, que podem ocorrer em paralelo com a produção modular em fábrica. Estes preparativos incluem a criação de uma base sólida, a instalação de acessos a serviços públicos, tais como ligações de água, eletricidade e esgotos, e o nivelamento do terreno para uma drenagem e estabilidade adequadas. Além disso, devem ser criadas estradas de acesso para os camiões de entrega que transportam os módulos.

Cada unidade modular é previamente preparada com fios e cabos na fábrica, sendo os sistemas necessários para eletricidade, água e esgotos instalados antes da entrega. Depois de os módulos serem montados no local, as infraestruturas dos serviços públicos são ligadas aos sistemas do edifício. Isto envolve ligar a cablagem elétrica pré-instalada, a canalização e os sistemas AVAC às linhas principais de água, eletricidade e esgotos, assegurando que todos os serviços estão totalmente funcionais. O processo é rápido, muitas vezes exigindo apenas alguns dias de trabalho para completar as ligações.

qualidade e segurança

Os edifícios modulares são tão duráveis e têm tanta qualidade como as estruturas construídas tradicionalmente?

Os componentes modulares incluídos nos nossos edifícios são construídos de acordo com os mesmos ou até mais elevados padrões do que os dos edifícios tradicionais, sendo submetidos a rigorosos controlos de qualidade. Os nossos parceiros são certificados e cumprem várias normas e padrões europeus, como a ISO 9001:2015. Devido ao controlo total das condições, dos métodos de produção e da verificação de qualidade individual, cada módulo tem o mesmo nível de qualidade, o que resulta na criação de um produto muito robusto, mas fácil de transportar.

A maioria das nossas soluções adota uma abordagem híbrida à construção, combinando tecnologias de construção modular e métodos de construção tradicionais. Embora a madeira seja o principal material utilizado na maior parte da estrutura, podemos incorporar betão e aço em áreas específicas. A qualidade específica dos materiais pode ser adaptada de acordo com as preferências e os requisitos do cliente. Esta combinação permite-nos criar edifícios modulares flexíveis e de alta qualidade, adaptados às necessidades próprias dos nossos clientes.

Os edifícios serão construídos de acordo com os códigos de construção e regulamentos de segurança locais. As estruturas de madeira que fornecemos cumprem as normas europeias de segurança contra incêndios. Os elementos de suporte de carga em madeira dos módulos, tais como pavimentos, tetos e paredes, foram testados no reconhecido Instituto de Tecnologia da Construção (ITB) no Departamento de Ensaios de Incêndio, de acordo com a norma EN 13501-2:2016.

Os componentes modulares que fornecemos cumprem os códigos de construção locais que envolvem normas de segurança sísmica. Cumprimos as normas europeias para a conceção de estruturas resistentes a sismos (EN 1998 Eurocode 8). Os nossos parceiros têm a capacidade de ajustar a rigidez dos módulos e as forças horizontais, atuando em todo o edifício, de acordo com exames, testes e cálculos detalhados das condições locais do terreno, o que leva à construção de edifícios suscetíveis de responderem plenamente a exigências mais acrescidas de comportamento sísmico.

Antes do transporte, os módulos são submetidos a rigorosos controlos de qualidade e são fixados de forma segura para garantir a sua estabilidade durante a deslocação. São utilizados métodos de transporte especializados, como camiões pesados ou gruas, para minimizar os riscos durante o transporte. No local, o processo de montagem é cuidadosamente gerido, com os módulos a serem levantados e colocados com precisão. O design modular assegura que cada módulo é estruturalmente sólido e, uma vez montado, o edifício cumpre todos os requisitos de segurança e regulamentos de construção, garantindo uma estrutura final segura e estável.

Custo e Vantagens Financeiras

Como são os preços da construção modular em comparação com a construção tradicional?

A incorporação da tecnologia modular nos edifícios oferece vantagens financeiras significativas. Embora o custo inicial possa ser semelhante ao dos métodos tradicionais, a construção modular oferece outras vantagens financeiras, tanto a curto como a longo prazo, que podem ultrapassar a construção tradicional:

1. Prazos de projeto mais curtos resultam num retorno do investimento mais rápido

a. Redução dos custos de detenção e encargos financeiros, tais como juros de empréstimos, seguros e impostos sobre a propriedade, todos com impacto direto no resultado final.

b. Geração antecipada de rendimentos no caso de negócios de operação, podendo representar, em função da natureza do negócio – arrendamento, senior living, student housing – desvios positivos assaz relevantes.

2. A mitigação, ou mesmo eliminação, dos custos com imprevistos permite diminuir o risco de investimento

a. Cadeias de abastecimento e de logística eficientes permitem que os materiais sejam comprados em larga escala, minorando o risco de aumento do preço das matérias-primas.

b. Redução dos atrasos devido ao ambiente controlado da fábrica, o que elimina os efeitos adversos de eventuais condições climatéricas mais rigorosas.

c. Menor impacto da variação dos custos de mão de obra mercê de um processo em boa parte industrializado

d. Maior previsibilidade dos custos em projetos modulares standard face a projetos de construção tradicional altamente customizados.

3. Menores custos operacionais, maior rentabilidade

a. Edifícios mais eficientes em termos energéticos, com isolamento e caixilharia avançados.

b. Utilização de materiais sustentáveis e possibilidade de incluir painéis solares, contribuindo para poupanças a longo prazo e para uma menor pegada carbónica.

Um dos principais fatores é o tamanho e a disposição do edifício, uma vez que projetos maiores e mais complexos requerem mais material e mão de obra. A escolha dos materiais também desempenha um papel significativo: acabamentos de maior qualidade ou materiais especializados aumentarão os custos. A localização também tem impacto no custo, especialmente se o local for remoto, o que implica despesas de transporte mais elevadas.

As opções de personalização, tais como caraterísticas adicionais ou elementos arquitetónicos únicos, podem aumentar o preço. Para obter os melhores preços, recomendamos que trabalhe connosco para adaptar qualquer projeto já existente ou que comece o projeto de raiz, utilizando os nossos módulos standard. Isto pode reduzir significativamente os custos através da redução do desperdício de material, da simplificação da produção e de tempos de montagem mais rápidos.

Design e Personalização

Posso personalizar o design do meu edifício modular?

A construção modular é altamente flexível, permitindo layouts e designs únicos para satisfazer as suas necessidades. No entanto, a utilização dos nossos módulos standard permite-nos economias de escala e resulta em custos mais baixos. Os nossos parceiros oferecem uma vasta gama de opções de personalização, incluindo disposições, materiais, acabamentos e caraterísticas, assegurando simultaneamente que a estrutura cumpre os códigos de construção. Embora existam muitas opções de personalização, quanto mais normalizado for o projeto, mais baixo será o seu custo.

As opções vão desde materiais de alta qualidade a acabamentos standard, em tudo semelhantes aos disponíveis na construção tradicional. Podemos adaptar os materiais utilizados em função do orçamento, das preferências de estilo e das necessidades funcionais dos nossos clientes.

Sustentabilidade e Impacto Ambiental

As soluções modulares são eco-friendly?

Os edifícios que incorporam componentes modulares reduzem o desperdício de materiais, causam menos perturbações nas comunidades locais e utilizam materiais amigos do ambiente para criar edifícios energeticamente eficientes. Uma vez que os módulos são construídos num ambiente de fábrica controlado, os materiais podem ser encomendados em quantidades precisas, reduzindo as encomendas excessivas e os desperdícios. Devido ao seu ambiente de fábrica, todos os resíduos são reciclados e, em alguns casos, reutilizados.

Juntamente com os nossos parceiros, podemos produzir edifícios net-zero com materiais que são altamente eficientes em termos energéticos. A madeira é um isolante natural, tornando os nossos edifícios energeticamente eficientes. Além disso, temos a possibilidade de incluir grandes quantidades de painéis solares nos nossos edifícios, reduzindo os custos operacionais ao longo do tempo.

Os nossos projetos modulares podem ser concebidos para cumprir as certificações de sustentabilidade LEED, WELL ou BREEAM. O nosso parceiro, a Átomo Capital Partners, é especialista em consultoria para projetos que pretendam obter estas certificações, ajudando a cumprir todos os critérios necessários.

Fale connosco